Especialidades Médicas

· 3 min read
Especialidades Médicas

Como exemplo, temos clínicos com maior atuação em hepatologia, hipertensão, colagenoses, entre outras. Já para ser considerado um especialista  em clínica médica, o profissional deve ter cursado pelo menos dois anos de especialização nessa área. Especialidade médica que avalia integralmente o paciente adulto, identificando fatores de risco existentes, tratando as doenças e estabelecendo ações de promoção à saúde, o que resulta em práticas que garantam a sua qualidade de vida. Diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista. O maior diferencial da clínica médica é que ela pode obter uma visão mais ampla das necessidades clínico/emocionais dos pacientes, bem como, contribuir com seu bem-estar ao longo da vida.

  • A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade odontológica e sua área de atuação compreende os traumas e fraturas dos ossos da face, patologias e tumores dos maxilares, alterações congênit...
  • O especialista acaba aprendendo de tudo um pouco e vai ter uma visão ampla do paciente, atuando no combate de doenças de baixa e alta complexidade.
  • Exame que permite visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos.
  • É a especialidade que diagnostica e trata doenças que afetam o cérebro, medula, nervos e músculos.
  • Vale lembrar que, para se tornar um clínico geral é preciso fazer a prova de residência em Clínica Médica ou a pós-graduação em medicina interna.


Não é obrigatório tornar-se um especialista, no entanto, devido à competitividade do mercado, os melhores cargos e empregos exigem a comprovação da especialidade.  clique neste link , de maneira geral, médicos especialistas são mais remunerados e reconhecidos. E para quem quiser atuar no servidor público, a Clínica Médica é a especialidade com mais vagas em concursos, já que suas ações podem ser em vários setores dos serviços de saúde. Além do serviço civil, os clínicos, portanto, são parte do corpo de saúde de bombeiros, polícia militar e forças armadas. Por isso, muitos clínicos “fogem dos convênios”, onde o foco é atender muita gente em pouco tempo, e se dedicam à medicina privada, com consultas longas, sobre todos os aspectos de saúde da pessoa e sua família.

E Tratamento


Medicina do Sono é uma área da saúde que estuda as funções do sono, os seus distúrbios e o impacto destes distúrbios na vida dos indivíduos. A endoscopia ginecológica engloba um conjunto de técnicas minimamente invasivas que têm por objetivo avaliar e tratar alterações dos órgãos reprodutivos femininos (útero, tubas uterinas e ovários). Medicina de Tráfego é o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem-estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, das interações desses deslocamentos com o homem, visando ao equilíbrio ecológico. A Clínica Médica nasceu na Ilha de Kós, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos. Em regiões onde há demanda maior por este tipo de profissional, os salários podem ser bem maiores.




Programas e projetos governamentais têm procurado melhorar cada vez mais a remuneração dos profissionais que se mudarem para essas regiões.  https://cutt.ly/dGuVBMv , apesar da deficiência de equipamentos, recursos e companheiros de outras especialidades, muitos médicos com Residência em CM têm buscado experiência no interior do Brasil. Por conta da concentração de médicos na região Sudeste, o governo brasileiro tende a valorizar o salário de especialistas que optam por atuar no interior do país. Esse médico pode trabalhar tanto em hospitais quanto em clínicas e consultórios particulares. Boa parte dos profissionais da especialidade são absorvidos rapidamente pelo serviço público e privado, como é o caso do Programa Saúde da Família .


Como Funciona A Residência Em Clínica Médica?


A residência em Clínica Médica é o período de estudos para se tornar um clínico geral, também conhecido como médico clínico ou médico internista. Ela tem um amplo campo de atuação, pois também é pré-requisito para a maioria das sub-especialidades clínicas. Dependendo de sua necessidade, o ideal é ter uma lista de todos os sintomas recentes e de casos anteriores de  doenças. O clínico médico irá analisar o seu histórico, sua propensão a certas doenças e concluir um panorama geral da sua saúde. Em todo caso, é aconselhável contar todos os sintomas que te incomodam, sejam eles relacionados ou não. A cardiologia pediátrica é uma área de atuação abrangente e tornou-se complexa em decorrência da melhoria dos tratamentos das cardiopatias congênitas.