Clinica Cmp: Quando Procurar Um Médico Clínico Geral?

· 2 min read
Clinica Cmp: Quando Procurar Um Médico Clínico Geral?

Tudo isso porque ele lida com uma quantidade grande de doenças, então precisa saber qual a melhor conduta para cada uma delas. A busca pela medicina preventiva que ocorreu nas últimas décadas, contribuiu para a valorização do médico internista. Vale lembrar também que, a maior parte dos médicos emergencistas são clínicos.

  • A clínica médica é a especialidade mais antiga da medicina, pois sua prática existia muito antes de se formar a própria noção de especialização.
  • Geralmente, a doença tem seu início de forma silenciosa e precisa de acompanhamento.
  • É normal que sejam realizados alguns exames, no intuito de prevenir problemas ou diagnosticar e tratar o mais rápido possível alguma doença ou condição.
  • O médico clínico, geralmente, é aquele que atua em ambulatórios e consultórios.
  • Contudo, no Brasil, toda essa vivência fazia parte do conteúdo da residência de clínica médica.




“Dor no peito, asma e diabetes, por exemplo, são condições tranquilamente conduzidas pelo clínico. A gente tem uma relação muito boa com outros especialistas, mas, na maioria das vezes, não precisamos encaminhar. Falei, ainda, sobre as principais competências, doenças tratadas e soluções para qualificar o diagnóstico e atendimento ao paciente.  clique neste link , o médico clínico costuma focar mais na anamnese e na avaliação física do doente, a fim de identificar o problema a partir da percepção do indivíduo.

A Vida Louca Dos Estudantes De Medicina


Graças ao escopo amplo, ele encontra lugar até fora do consultório, da clínica ou do hospital. Generalista significa que ele não cursou uma especialização e, portanto, se ateve aos conhecimentos básicos ministrados na faculdade de Medicina. Daí a razão para muitos médicos socorristas, que atendem urgências e emergências, terem essa formação. Basicamente, ela reúne um pouco dos saberes de quase todas as demais especialidades, excluindo apenas as de atuação cirúrgica.

O Que Faz O Clínico Geral?


Essa avaliação pode sinalizar possíveis alterações no organismo e levar ao diagnóstico  precoce de enfermidades. Aqui na Rede Clínica prezamos pela excelência nos nossos processos e no bom atendimento dos pacientes que passam pelos nossos clínicos gerais. Também é capaz de solicitar e interpretar exames variados, pois como entende bem o funcionamento do corpo humano, consegue identificar rapidamente alterações nos resultados e direcionar o paciente para o tratamento adequado.

Recomenda-se fazer o check-up no intervalo de um a dois anos em adultos saudáveis, a partir dos 20 anos. Um autodiagnóstico equivocado pode contribuir para o agravamento da doença e gerar novas complicações para a sua saúde. Seu campo de atuação é extenso e abrange conhecimentos de várias áreas específicas  leia mais . Realizando estes exames, é possível avaliar as vias de excreção de uma pessoa. E, a partir disso, tomar conhecimento do estado fisiológico do organismo e diagnosticar doenças sistêmicas. Sendo assim, seja para diagnósticos ou prevenção, clínico geral é o mais indicado para uma primeira consulta.